Saber negociar faz parte da gestão de qualquer com negócio e algumas práticas são fundamentais para fechar um contrato de sucesso com o cliente contábil.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar na negociação do seu escritório de contabilidade. Confira a seguir!
A importância da negociação na contabilidade
Em meio a um mercado tão competitivo como o setor contábil saber negociar com o empresário é essencial para fechar mais contratos e aumentar a carteira de clientes.
Uma negociação na contabilidade envolve um relacionamento próximo com o prospect, informação, atenção, tempo, interesses, alinhamento de expectativas e, principalmente, os benefícios para ambas as partes.
5 dicas para melhorar a negociação na contabilidade
Confira, a seguir, algumas práticas – dicas – de negociação para contadores!
1. Esteja preparado para a reunião
Estudar os interesses, segmento e história do seu cliente é o primeiro passo para conhecer bem e saber o que argumentar em sua negociação.
Busque fazer a sua proposta com base em todos os benefícios que poderá oferecer ao cliente, indo além do que ele precisa.
Estar bem informado é uma garantia para se sair bem na reunião e não perder o foco. A informação te ajudará a estar preparado para possíveis dúvidas e objeções do seu cliente.
2. Identifique o tomador de decisão da empresa
Procure fazer a negociação com quem é o responsável pela tomada de decisão na empresa, como sócio, diretor financeiro, entre outros.
Isso garante um bom andamento da proposta e aumenta as chances de fechar um bom negócio.
3. Faça uma boa proposta comercial
Fazer uma boa proposta comercial vai muito além de apresentar o preço do seu serviço, é pautada no valor dele. Por isso, capriche nessa proposta.
É importante também que nessa proposta tenha um prazo de validade para trazer uma previsão de fechamento de negócio. Com esse prazo você poderá fazer a comunicação e relacionamento com o prospect sem perder tempo.
4. Seja flexível, mas firme
A melhor forma de negociar é ser flexível, mas ser firme.
Existem diversos pontos de uma proposta que você pode ser mais flexível, mas em alguns casos, como valor do seu serviço, você precisa também ser mais firme.
5. Conclua a negociação
Com o prazo de validade estipulado na proposta você terá respaldo para concluir a sua negociação.
Caso tenha apresentado todos os benefícios, serviços, honorários e esclarecido todas as dúvidas do seu prospect e ainda sim não obter uma resposta, você precisará fazer a conclusão da sua negociação: ou é um negócio ganho ou perdido.
Se você não tiver nenhuma resposta desse potencial cliente, procure fazer uma última oferta que seja benéfica para ambas as partes. Caso o cliente recuse, demonstre que você sempre estará à disposição para propostas futuras.
E você, contador, tem alguma dica de negociação para ajudar outros colegas da área? Deixe-nos um comentário!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!