TUDO É DESPESA, MAS TEM DIFERENÇA.

A depreciação, amortização e a exaustão são despesas classificáveis nas contas de Resultado do Exercício, porém elas são diferentes entre si. Veja:

Depreciação: é a perda de valor de um bem tangível em razão do desgaste pelo uso, ação do tempo ou obsolescência.

Amortização: é o reconhecimento da perda de valor de um bem intangível (marca e patentes, por exemplo) ao longo do tempo.

Exaustão: redução do valor de investimento em função da exploração de recursos minerais ou florestais.

O sistema de contabilidade da Sibrax calcula as cotas dessas despesas e faz os lançamentos contábeis automaticamente. Para isso, é preciso cadastrar o bem. É simples o cadastro: no menu Cadastro, selecione a opção Bem e faça o cadastro do mesmo. Anote, na ficha do bem, a data da aquisição, seu valor, sua descrição, o percentual da taxa da depreciação, amortização ou exaustão, as contas de débito e de crédito para os lançamentos das despesas, as contas redutoras do bem no Ativo Não Circulante e as contas para o lançamento da baixa do bem. Feito o cadastro do bem, para calcular as cotas dessas despesas e gerar o lançamento contábil delas, basta você selecionar a opção Depreciação no menu Lançamento e digitar o mês. Para fazer a baixa de um bem, selecione a opção Baixa de Bens no menu Lançamento e basta digitar a data da baixa e o número do bem. O sistema faz o lançamento do custo e estorna as depreciações, amortizações e exaustões  acumuladas das contas redutoras do Ativo.

É muito fácil. Mas, se precisar de mais informações, entre em contato com nosso suporte.

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.