fbpx

eSocial: o que entregar na segunda fase do Grupo 2?

A segunda fase do eSocial para o Grupo 2 – empresas com faturamento inferior a 78 milhões em 2016 – está quase aí, falta bem pouquinho, né? E você é do time: “já sei o que entregar” ou “estou perdido com o eSocial, me ajuda?”

Se você já tá sabendo o que entregar nessa segunda fase, leia este artigo só para conferir e se você ainda está perdido, este artigo vai te ajudar! E aí, vamos lá?

Prazo da segunda fase do eSocial

Sei que você já deve estar com essa data na cabeça o tempo todo, mas não custa relembrar, não é mesmo?

O prazo da entrega da fase 2 do seguindo o cronograma atualizado do eSocial começa no dia 10 de outubro!

O que devo entregar na segunda fase do eSocial?

Essa segunda fase é para enviar os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas para o eSocial, os chamados Eventos Não Periódicos.

Quais são os eventos Não Periódicos a ser entregue?

O Eventos Não Periódicos que devem ser entregues nessa segunda fase do eSocial para o GRUPO 2 são:

  • S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador: esse evento é referente à admissão do empregado e deve ser enviado nessa fase pois trata-se do cadastramento de todos os funcionários da empresa ao eSocial.
  • S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário: é utilizado para prestar informações cadastrais relativas a trabalhadores que não possuam vínculo de emprego/estatutário com a empresa/órgão público, como por exemplo, sócios e estagiários.

E depois dos eventos S-2200 e S-2300, se ocorrer as seguintes situações a empresa deve enviar:

  • S-2230 – Afastamento Temporário: esse é evento é utilizado para informar os afastamentos temporários dos empregados, por qualquer um dos motivos elencados na Tabela 18 do eSocial que trata dos Motivos de Afastamento.
  • S-2250 – Aviso Prévio: este evento é utilizado para enviar a comunicação e o possível cancelamento do aviso-prévio de iniciativa do empregador ou do empregado.
  • S-2299 – Desligamento: este evento é utilizado caso tenha encerrado definitivamente o vínculo trabalhista com seu empregado por motivos constantes da Tabela 19 – Motivos de Desligamento no layout do eSocial.

Como posso enviar a segunda fase do eSocial facilmente?

Para enviar a segunda fase do eSocial mais rápido é importante que o seu sistema de folha de pagamento esteja adequado para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.

O sistema de folha de pagamento Sibrax identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.

Destacamos também que a Sibrax preparou materiais de apoio exclusivos para você não ter nenhuma dor de cabeça com o eSocial. Assim tudo fica bem mais fácil, não é mesmo?

E aí, gostou deste artigo? Foi útil para você? Deixe-nos um comentário!

Aproveite e baixe nosso eBook “eSocial: por onde começar?”. Preencha o formulário abaixo, é gratuito.


2 Comments

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.

Curta nossa página no Facebook

[custom-facebook-feed]

Siga nosso Instagram