Uma questão que está tirando o sono dos analistas de departamento pessoal pode ser mais simples do que parece. Muitos erros nos envios das informações para o eSocial podem ser solucionados com a parametrização dos eventos da folha de pagamento com a tabela de rubricas do eSocial.
As parametrizações nos cálculos das folhas de pagamento já eram necessárias para as análises de incidências, agora com a chegada do eSocial o cuidado deve ser redobrado, isso porque uma das falhas mais recorrentes nos envios de informações ao eSocial surge justamente desse processo.
Se você quer entender melhor como funciona a compatibilidade entre os eventos da folha de pagamento com a tabela de rubricas do eSocial continue a leitura deste artigo!
Por que a tabela de rubricas é fundamental para o eSocial?
Com a chegada do eSocial, o que conhecemos na folha de pagamento por “evento” passa a ser “rubrica”. Isto porque no eSocial, o envio de informações de qualquer natureza é um evento. É importante que você esteja ciente da aplicação deste conceito.
Destacamos que a compatibilidade entre os eventos da folha de pagamento com a tabela de rubricas do eSocial é fundamental para evitar duplicidade de informações, padronizar a rotina do departamento pessoal e facilitar a adequação ao eSocial.
A estrutura da Tabela de Rubricas do eSocial funciona da seguinte maneira:
- Primeiro dígito 1: Verbas relacionadas aos proventos dos empregados;
- Primeiro dígito 3: Verbas relacionadas aos contribuintes individuais e outras;
- Primeiro dígito 4: Verbas relacionadas a auxílios vinculados a afastamentos e benefícios legais (auxílio-acidente do trabalho, licença-prêmio, remuneração do dirigente sindical e salário maternidade);
- Primeiro dígito 5: Verbas relacionadas ao 13º salário e férias;
- Primeiro dígito 6: Verbas rescisórias;
- Primeiro dígito 7: Insuficiência de saldo;
- Primeiro dígito 9: Bases.
Existem algumas rubricas “Outros” na tabela do eSocial que são as opções a serem utilizadas pelas empresas que não conseguirem a correlação com as demais existentes na tabela. Use-as após uma análise criteriosa.
Para visualizar melhor a Tabela de Rubricas do eSocial, clique aqui!
Afinal, como fazer a parametrização entre os eventos da folha e a tabela de rubricas do eSocial?
Para a realização dos testes iniciais no eSocial é necessário conciliar a tabela de eventos que você usa na folha de pagamento com a tabela de rubricas padrão do eSocial.
As empresas que já trabalham com sistemas de folha de pagamento adequados ao eSocial – assim como o da Sibrax – já conseguem correlacionar suas informações com a tabela do eSocial,
Na realidade, nada impede que as empresas mantenham as suas tabelas com os nomes e as descrições das rubricas que já utilizam, porém é necessário relacionar todos os eventos observando a tabela 03 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial.
ATENÇÃO: a Tabela de Rubricas trabalha com informações de forma histórica e não permite dados diferentes num mesmo período de validade.
Por que o sistema de folha de pagamento é indispensável nesse processo?
Nesta fase, o sistema de folha de pagamento é indispensável pois correlaciona as informações da folha com a tabela do eSocial, mas dependendo do sistema ainda sim pode ser bem trabalhoso. Ele também serve para tornar todo esse processo automático e simples.
Ressaltamos que o Sistema Folha de Pagamento Sibrax é diferente dos sistemas dos concorrentes, nos quais pede-se que você procure a correspondência evento por evento, um a um, a Folha da Sibrax identifica automaticamente a natureza do evento e seleciona para você a melhor correspondência com a tabela de rubricas do eSocial. Basta uma simples conferência para garantir que tudo está em ordem.
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Se você já é cliente Sibrax, acesse a Apostila Completa do eSocial que desenvolvemos e confira na página 13 o passo a passo da conciliação de rubricas.
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