5 sugestões para a redução de custos em condomínios

1. Poupar energia elétrica

Programação de elevadores e instalação de sensores de presença são saídas comumente adotadas. Cabe ao condomínio avaliar possíveis desperdícios de energia elétrica.

2. Economizar água

A instalação de hidrômetros individuais é indicada, pois incentiva a economia de água do prédio como um todo e pode representar uma economia de 20% na conta de água do prédio. Se não for possível, são alternativas a verificação de vazamentos, a instalação redutores de vazão e o reaproveitamento da água da chuva.

3. Fazer um orçamento anual

Condomínio e administradora devem elaborar o planejamento financeiro anual para evitar a emissão de cotas extras. O Administrador da Sibrax oferece esta ferramenta e nossa próxima publicação trará o passo a passo para utilizá-la.

4. Realizar manutenções preventivas

Todo prédio deve ter em sua agenda de obrigações as manutenções preventivas que são bem mais baratas que as obras de reparação. Dentre essas manutenções estão a verificação do para-raio, bomba de água, elevadores, impermeabilização, verificação de vazamentos. Tudo isso evita obras de grande porte e, consequentemente, grande custo.

5. Estimular a gestão participativa

Os condôminos podem fazer parte do dia a dia da gestão e surpreender com ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão de situações do condomínio. Quando a questão é reduzir custos, esta saída não pode ser descartada.

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.