Importação de notas para o livro

Notas de entrada e saída: veja 3 formas rápidas de importar para o Livro

Importar notas de entrada e saída para o Livro Fiscal é uma rotina constante no escritório contábil. Existem algumas formas de realizar a importação e você deve conhecê-las para otimizar o tempo gasto com essa atividade, a fim de torná-la o menos trabalhosa possível.

Veja a seguir qual é a forma mais rápida de importar notas para o Livro Fiscal de acordo com a sua demanda.

importação de notas para o Livro

Importador de Documentos Fiscais: sistema gratuito para clientes

 
Esta é a maneira mais rápida de se importar tanto notas de entrada quanto de saída do seu cliente para o Livro Fiscal. O Importador de Documentos Fiscais da Sibrax é totalmente gratuito para quem já usa os sistemas. Se você ainda não utiliza o importador, entre em contato com a equipe de suporte para agendar a instalação e usufrua desta ferramenta indispensável que desenvolvemos para você!

Seja para importar 10 ou 1000 notas, com o importador você realizará esta rotina da forma mais rápida. Com o sistema instalado, basta agendar a importação semanal das notas do seu cliente. Para isso você precisará estar com o certificado digital do seu cliente conectado ao computador. Depois, todas as notas do seu cliente serão lançadas automaticamente no Livro Fiscal.

DA RECEITA PARA O IMPORTADOR – DO IMPORTADOR PARA O LIVRO

Simples assim. O carregamento das notas será automático quando você informar o código da empresa tanto no lançamento de entrada quanto de saída. O sistema mostrará na tela uma janela com os XMLs importados da empresa desde a última vez em que você abriu a tela de lançamentos da mesma.

Dica: o Importador funciona com o certificado da própria empresa (A1 ou A3). Recomendamos que você utilize o certificado A1, pois ele pode ser instalado tanto no seu cliente quanto no seu escritório e isso automatizará os lançamentos. É uma facilidade para você e para o seu cliente. Vale lembrar que a Receita ainda não liberou seu funcionamento por procuração.

Importação por XML

 
Opte por esta forma se você não pode usar o Importador. Tenha em mente que esta forma demanda um alto nível de organização dos XMLs.

Você deverá manter organizados em pastas os XMLs recebidos dos fornecedores dos seus clientes. Basta informar o caminho e o sistema fará a leitura e o lançamento dos arquivos de uma única vez.

importar xmls por pastas

No sistema, acesse o menu Arquivos, selecionar Importação NFe e indicar a pasta. O sistema fará o lançamento automaticamente.

Dica: organize as pastas por cliente e por mês para uma leitura rápida dos arquivos. Quanto maior o número de arquivos na pasta, maior é o tempo que o sistema levará para identificar os novos arquivos. A organização por ano não é recomendada.

Ao organizar as pastas, fique atento para que não falte nenhum XML.

Pela chave da nota ou manualmente

 
Um dia esta opção já foi a mais moderna. Hoje o Importador está muito à frente do lançamento manual. Indicamos estas formas quando há a necessidade do lançamento de uma única nota para o cliente.

Lançar todas as notas desta maneira é praticamente inviável na gestão de vários clientes. Fora o tempo perdido, o lançamento depende do servidor da Receita, que frequentemente apresenta instabilidades e pode tornar tudo ainda mais demorado.

De qualquer forma, o lançamento individual de notas pode ser realizado no sistema no menu Lançamento, opção Entrada ou Saída, informando o modelo da nota (55) para a leitura do código de barras ou inserção da chave.

E agora que você conhece todas as maneiras de importar notas de entrada e saída, procure adaptá-las de acordo com a demanda de cada empresa que você atende no seu escritório de contabilidade.

Gostou desse artigo? Conte pra gente como você faz a importação e compartilhe conosco a sua opinião!

baixe nosso ebook gratuito e descubra como aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.