Organizar as contas a pagar de uma empresa pode ser um desafio e tanto, principalmente para empreendedores que estão começando e ainda não tem colaboradores para ajudar nessa tarefa.
Se você quer que o financeiro do seu negócio esteja sempre em dia, as contas a pagar é um fator que não pode ser ignorado, pois elas fazem total diferença ao controlar o seu fluxo de caixa e analisar a situação da sua empresa.
E não adianta deixar para depois, é inevitável, todo mês você terá que cumprir com suas obrigações financeiras com seus fornecedores. Por isso, é extremamente importante que você organize essas informações para não ter dores de cabeça com seus compromissos financeiros.
Separamos quatro dicas para ajudar você, empreendedor, a organizar melhor suas contas a pagar. Acompanhe conosco!
Separe suas contas pessoais das contas da empresa
A gente pensa que não, mas ainda é muito comum empresários misturarem os gastos pessoas com os gastos da empresa. Isso pode causar confusão e descontrole financeiro, por isso, a primeira dica é separar as contas a pagar e aplicar essa regra sempre.
Os recursos obtidos pela empresa devem ser direcionados somente à ela, para sua manutenção e continuidade no mercado.
Essa organização te ajuda a equilibrar o fluxo de caixa, obrigações contábeis e agiliza muitos processos como a declaração de imposto de renda.
Controle as informações financeiras
Ser organizado e controlar as informações financeiras dos eu negócio é primordial. O controle de contas a pagar possibilita identificar todas as obrigações e pagá-las muito mais rápido.
Veja a seguir o que você pode fazer para controlar essas informações e não deixar contas acumularem:
- Priorize os pagamentos;
- Verifique sempre se existe alguma conta que ainda não foi paga;
- Seja sempre claro com as informações financeiras para elaborar um fluxo de caixa confiável.
Não atrase seus pagamentos e nem crie dívidas que a empresa não consegue pagar
Essa lei do controle de gastos pessoais pode ser aplicada também no mundo dos negócios.
É importante que o empresário tenha em mente que ele não pode ter mais dívidas do que pode pagar, pois isso pode gerar contas atrasadas e muita dificuldade para quitá-las.
Evitar multas e juros é sinônimo de mais dinheiro no caixa, menos dor de cabeça e saúde financeira. Não se esqueça dessa dica, ein!
Use a tecnologia como aliada
Organizar essas contas mesmo que em planilhas pode ser um tormento e você pode acabar desistindo. Neste caso, recomendamos que você utilize um sistema de gestão que te ajude a registrar, organizar e controlar as suas contas a pagar.
Ao utilizar um sistema de gestão, você ganha em produtividade, agilidade e organização.
A Sibrax conta com um sistema completo de gestão + emissão de notas fiscais eletrônicas, que pode te auxiliar muito ao organizar suas contas a pagar , além das outras vantagens como fluxo de caixa, entre outros.
Se você quiser aplicar todas essas informações, controlar seu fluxo de caixa e administrar melhor o seu negócio, experimente o sistema. Preencha o formulário abaixo, baixe o sistema e teste por 30 dias sem custo.
1 Comment
[…] registros das atas de reuniões e assembleias, contratos, notas fiscais, obrigações tributárias, contas a pagar, entre outros. Portanto, é extremamente importante que você tenha todos os documentos organizados […]