Um pouco de história

Depois da grande invenção das partidas dobradas na contabilidade, uma das ciências mais antigas de que se tem notícia, os comerciantes passaram a ter seus balanços e a apuração de resultados econômicos com mais facilidade e fidelidade. Pode-se definir partida como sendo a representação gráfica de débito ou de crédito do lançamento. Antes das partidas dobradas, a contabilidade era escriturada por partida simples, ou seja, apenas uma conta no lançamento, ora de débito, ora de crédito. A conta, na contabilidade, é o nome que se dá a um evento que ocorre nas operações de uma atividade econômica. Por exemplo: Materiais de Escritório, Caixa, Impostos a Pagar… A partida dobrada consiste em que haverá uma conta de crédito para cada conta de débito e vice-versa que receberão os valores dos lançamentos.
Dividem-se as partidas dobradas em quatro fórmulas: a primeira: uma devedora e uma credora; a segunda: uma devedora e mais de uma credora; a terceira: mais de uma devedora e uma credora; e a quarta: mais de uma devedora e mais de uma credora. Atualmente, com a informatização da contabilidade, os lançamentos contábeis são feitos pela primeira fórmula. No sistema de Contabilidade da Sibrax, existe a possibilidade de se fazerem lançamentos também pela segunda e terceira fórmulas. Você encontra essa ferramenta no menu LANÇAMENTO, na opção PARTIDAS MÚLTIPLAS. Quando a contabilidade era feita manualmente ou mecanicamente através de fichas, os contadores usavam todas as fórmulas para simplificar e agilizar o trabalho.
Não se tem certeza de onde, de quando ou de quem descobriu a partida dobrada, mas foi Luca Pacioli, frade da Ordem Franciscana, quem primeiro escreveu sobre as partidas dobradas, em sua obra publicada em 1494, em Veneza.
Osvaldo Lima

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.