MUITOS BICHOS FAMINTOS

Temos impostos federais, estaduais e municipais. O leão é imposto federal, a onça é estadual e a jaguatirica é municipal. Não importa o tamanho do bicho, ele vai comê-lo vivo. A fome é tamanha que um terço do que você ganha vai para o bucho deles. Antes da Constituição de 88, a carga tributária era bem menor. O ICM era de 12%, puseram mais uma letra (S) na sigla, ela virou ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e a alíquota de vários produtos e serviços agora chega até a 29%. Não havia a COFINS. Agora existe essa “contribuição”, que é de 3% sobre o rendimento da empresa. Já está no Congresso projeto de lei para aumentar essa contribuição de 3% para 12%. Que absurdo se isso passar!
Também não havia CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), agora há e é de 9% sobre o lucro. O Imposto de Renda fica com 15% do lucro. Criaram, há mais de 30 anos, um adicional
de 10% sobre o lucro que ultrapassar R$ 20 mil no mês. Esse valor nunca foi corrigido, está tão defasado que qualquer empresa, por menor que seja, paga esse adicional. A contribuição para o INSS era de 8% para o empregado e de 8% para o empregador. Hoje o empregado contribui com até 14% de seu salário e o empregador, com 20%. Os cofres dos governos de todas as esferas são um saco sem fundo.

Osvaldo Lima

 

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.