fbpx

Sistema de Folha de Pagamento: qual é a importância para o eSocial e como contratar para a sua empresa?

Não é fácil administrar as admissões, férias e horas extras mensalmente, e ainda mais agora com a implantação do eSocial e o envio dos eventos de cada fase.

Mas a tecnologia está aí para te ajudar! Com um software de Folha de Pagamento é possível dar mais agilidade à sua rotina.

Se você está com dúvidas sobre como funciona o sistema de folha ou sobre como contratar para a sua empresa e/ou escritório contábil, podemos de te ajudar.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a importância do sistema de folha de pagamento para o envio do eSocial e como contratar para sua empresa. Confira a seguir!

O que é a Folha de Pagamento?

É um documento que informa os dados trabalhistas dos funcionários, informações contábeis geradas por essa relação entre empregado e empresa, e os valores financeiros compostos por salário, contribuição social e imposto de renda.

A folha de pagamento também informa os descontos feitos pelo empregador, com base na legislação. O documento é obrigatório e deve ser emitido pela companhia todos os meses.

Qual é a importância do sistema de Folha de Pagamento?

Há vários processos parte da realização da folha de pagamento que podem ser automatizados. A administração dela, com seus encargos, o controle da jornada de trabalho dos colaboradores e a emissão do holerite são alguns exemplos de como a tecnologia pode intervir e otimizar essa gestão.

Além disso, com o uso de software é importante para agilizar processos como o acompanhamento do registro de ponto e das horas extras, agendamento de férias e até pagamentos, como o décimo terceiro salário.

Quais as funcionalidades que o sistema de folha deve oferecer?

Um sistema diferenciado de folha de pagamento e eficiente deve disponibilizar funções como:

  • Vale-transporte
    A plataforma permite o cálculo do percentual de desconto do vale transporte de cada funcionário, lançando as informações diretamente no holerite.
  • Escala de Trabalho
    A legislação exige a divulgação das escalas de trabalho da equipe e seus revezamentos. Sendo assim, um sistema prático para a empresa é aquele que atualiza esse quadro sempre que houver alguma alteração.
  • Segurança
    Você não quer perder os dados dos seus funcionários, certo? Então, deve optar por um sistema que permite lançar informações com segurança, sem risco de invasões de vírus e perdas de arquivos.
  • Vencimento de férias
    Já imaginou ter que controlar as férias dos colaboradores por meio de uma planilha de excel? Isso não é necessário, visto que muitos softwares emitem alerta quando há vencimentos de férias.
    Assim, você evita multas e consegue planejar as folgas com calma, calculando corretamente o tempo necessário e os valores devidos.
  • Exportação de arquivos e transmissão de obrigações
    Garanta o envio dos arquivos corretamente. Com um sistema de folha de pagamento a sua equipe de recursos humanos consegue exportar o Caged, a DIRF e o eSocial.

Sistema de folha de pagamento e eSocial

Segundo o Portal do eSocial, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial. Pois é somente por meio dele que os eventos e informações serão transmitidas.

Se o seu sistema de departamento pessoal não está preparado para o eSocial, fique atento!

Como contratar um software de Folha de Pagamento?

Faça uma análise sobre o tamanho da sua empresa, seu modelo de negócio e as tarefas que precisa executar no departamento de recursos humanos.

Avalie as opções do mercado e liste as vantagens das ferramentas e suas funcionalidades. Compare-as com as necessidades da sua empresa.

Procure avaliar também as opiniões de outros clientes. Sendo assim, procure conversar com eles e fazer pesquisas em sites como o Reclame Aqui.

Fazer o cálculo das horas de cada funcionário manualmente pode ser cansativo, estressante e induzir a erros. Portanto, considere escolher um software que facilite esse serviço, calculando horas extras, adicionais noturnos e faltas.

Desse modo, você consegue automatizar processos, utilizando melhor o potencial produtivo dos colaboradores e reduzindo os custos da empresa. Afinal, ao diminuir o tempo investido em trabalhos manuais é possível se dedicar a tarefas que exigem pesquisa, estudo sobre mudanças na legislação e gerenciar melhor a equipe.

E não se esqueça de verificar informações sobre o suporte do sistema, isso é fundamental para te ajudar a evitar qualquer tipo de problema na entrega das obrigações.

Quais as vantagens do sistema de folha de pagamento da Sibrax?

O sistema alerta sobre dados importantes como os vencimentos de contratos de experiência, férias, aviso prévio, vencimento de EPIs e exames médicos.

Desse jeito, você não perde prazos, evitando multas e problemas trabalhistas.

A Folha da Sibrax também faz o cálculo e lançamento automático das horas extras e adicional noturno. Além disso, disponibiliza a correção automática dos salários conforme as mudanças aprovadas pelos sindicatos.

Ademais, o software emite recibos de autônomo (RPA) e faz as atualizações dos índices utilizados no sistema, como contribuição para Previdência Social, Imposto de Renda de Pessoa Física, entre outros.

A Sibrax inovou pra valer com o Conta Ponto. Esse aplicativo conta o cartão de ponto de empregado; soma as faltas, horas extras, DSR, adicional noturno, intrajornada e lança automaticamente o resultado na folha de pagamento.

O sistema de folha de pagamento Sibrax também é seu aliado na entrega do eSocial, pois identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.

Se você ainda não é nosso cliente, peça agora mesmo sua demonstração por 30 dias do nosso sistema de folha de pagamento totalmente adequado ao eSocial. Preencha o formulário abaixo!


Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *