Só quem já perdeu todos os seus dados por falta de fazer backup sabe o quão importante é essa cópia de segurança.
Se você ainda não tem costume de fazer o backup dos seus arquivos saiba que está correndo grandes riscos de perder todas as suas informações.
Pode parecer que isso nunca vai acontecer com a gente, mas lamentamos em informar que acontece – e muito – em diversas situações como formatar o computador, falha no disco ou até mesmo excluir alguma coisa sem querer ou até mesmo pegar um vírus, todos estamos vulneráveis a isso e devemos nos preparar.
Você que é empresário ou contador conhece bem a importância de ter todos os seus arquivos salvos e atualizados. Mas se você ainda é daqueles que deixam o backup para depois, precisa continuar lendo este post. Nele, abordaremos o que é o backup, seus tipos, importância, frequência e riscos de não fazer. Continue a leitura!
O que é o backup?
O backup, basicamente, significa cópia de segurança e é uma palavra muito comum no cotidiano de quem utiliza sistemas e necessitam manter seus dados atualizados e armazenados.
Seu objetivo é oferecer mais segurança ao recuperar dados originais perdidos e restaurá-los para serem utilizados novamente.
Por que o backup é tão importante para sua empresa?
Como falamos anteriormente só quem já perdeu seus arquivos sabem o quão importante é fazer o backup. E se você ainda não está convencido, a seguir te apresentamos grandes motivos para que essa ação seja rotina em sua vida:
- Mais segurança das suas informações;
- Continuidade de atendimento para seus negócios com informações acessíveis;
- Mobilidade: suas informações podem ser acessadas de qualquer lugar dependendo do tipo de backup escolhido.
Quais são os riscos de não fazer backup?
Os riscos são muitos e você acabará se prejudicando sem um backup dos seus arquivos, e como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar.
Alguns dos riscos que você está exposto ao não realizar o backup dos seus dados são:
- Deterioração de dispositivos físicos;
- Interrupção de informações;
- Perda total de dados.
Com que frequência devo fazer o backup dos meus dados?
A gente sempre recomenda fazer o backup das suas informações todos os dias. Mas se isso for impossível para você por causa da correria do dia a dia, tente pelo menos fazer a cópia dos seus dados a cada 15 dias.
Onde salvar os backups?
As boas práticas para quem quer seus dados íntegros e disponíveis sempre sem nenhuma dor de cabeça é salvar o backup em mais de um local, como por exemplo, dispositivos móveis (hd externo ou pen drive), servidor local, outras máquinas e também na nuvem.
A rotina de fazer backup é uma das melhores formas de garantir a segurança da sua empresa e de seus clientes. Quem é cliente da Sibrax sabe como é simples e seguro copiar seus dados em todos os nossos sistemas.
Agora que você já sabe qual a importância de fazer o backup periodicamente, compartilhe este post com seus colegas de profissão para não esquecerem da cópia de segurança.
Aproveite e se inscreva em nossa newsletter e receba mais dicas como essa. Preencha o formulário com seus dados e receba as novidades.
1 Comment
[…] que realizar o backup das suas informações periodicamente é primordial para o bom andamento da sua empresa e dos seus sistemas, e o backup na nuvem garante […]