Auditoria contábil: como funciona?

Será que os processos da empresa ou do escritório contábil estão em ordem? Como conhecer as irregularidades e ajustá-las? A auditoria contábil permite uma análise detalhada da situação a fim de verificar se existe alguma situação que precisa ser aperfeiçoada ou se há falhas nos controles internos.

Além de favorecer a regularização da empresa, a auditoria contábil também é uma prática recomendada para as companhias que estão em busca de investidores.

Quer entender melhor sobre o assunto? Acompanhe!

auditoria contabil como funciona

O que é uma auditoria contábil?

É uma avaliação realizada por um contador externo a fim de verificar a situação financeira da companhia. Ela tem como função verificar os registros contábeis, analisar se o controle interno é realizado de maneira eficiente e se há irregularidades ou fraudes na empresa.

Qual é a sua finalidade?

A auditoria contábil tem como objetivo principal analisar a documentação do negócio, corrigir possíveis erros e melhorar a gestão. Após a verificação de todos os documentos da empresa o contador emite um relatório informando como está a situação financeira da companhia.

Como o trabalho é realizado com total transparência e objetividade, ele é muito útil para as organizações que pretendem conhecer os problemas e solucioná-los. Além disso, a auditoria fornece mais credibilidade para as operações da empresa. Sendo assim, ela é uma excelente opção para gestores que buscam investimentos financeiros.

Vale lembrar que a auditoria contábil pode ser realizada em empresas de todos os portes. Para tanto, o gestor precisa estar ciente de que deverá disponibilizar todos os documentos que forem solicitados pelo auditor.

Quais os benefícios de realizar uma auditoria contábil?

A principal vantagem é a análise que o gestor recebe sobre os controles internos da empresa. Nesse caso, se for necessário corrigir algumas operações elas serão indicadas pelo auditor. Conheça outros benefícios:

  • Aprimora o trabalho contábil;
  • Reduz a ineficiência ou negligência das operações;
  • Favorece o controle do patrimônio;
  • Analisa se as obrigações fiscais são atendidas corretamente;
  • Propicia maior exatidão nos dados contábeis;
  • Oferece mais credibilidade para a empresa.

Como funciona a auditoria?

Cabe ao gestor avaliar se ele tem interesse em contratar uma auditoria contábil. Contudo, quando uma empresa está em análise para ser adquirida por outra corporação esta pode exigir que seja realizada uma avaliação geral.

A análise é realizada com base nas normas brasileiras. Por isso, o processo passa por algumas etapas:

1. Compreensão sobre o funcionamento da empresa

Nessa etapa o auditor fiscal faz uma avaliação sobre os processos internos, analisa os manuais da companhia e outros documentos.

2. Escolha das estratégias

O auditor faz um planejamento sobre os procedimentos que serão executados para que ele possa fazer uma avaliação crítica. Muitas vezes podem ser aplicados testes para verificar os controles internos.

3. Análise sobre o controle

Nessa etapa é realizado o registro dos controles contábeis da empresa. Posteriormente, é feita uma análise preliminar sobre o seu funcionamento.

4. Aplicação de testes

O teste busca avaliar o controle da companhia a fim de verificar se os procedimentos funcionam dentro das regras. Depois, é realizado outro teste para que o auditor possa garantir que os valores informados e as demonstrações contábeis estão de acordo.

5. Análise do auditor

Depois de fazer a avaliação completa sobre a documentação da empresa ou escritório contábil, o auditor emite um parecer. Ele poderá concluir que os processos atendem todas as exigências da legislação ou identificar erros que precisam ser corrigidos.

Com essa análise em mãos, o gestor será capaz de orientar melhor a sua equipe para aperfeiçoar os controles internos da empresa. Somado a isso, ele conhecerá a verdadeira situação econômica da companhia. Isso também aumenta sua transparência e aumenta as chances de investimentos externos.

Portanto, a auditoria contábil é uma ferramenta que fornece dados importantes para gestores de pequenos e grandes negócios. Ela contribui para o crescimento da empresa e fornece orientações sobre as melhores práticas contábeis e fiscais. Você já realizou alguma auditoria na sua organização? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Baixe nosso e-book grátis e descubra como aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *