Saiba como lançar, alterar e excluir férias no sistema

Para o lançamento de férias individuais, siga os passos a seguir:

  • acesse o menu “Lançamento” e abra as opções de “Férias”;
  • selecione a opção “Normal”;
  • informe o “Código da empresa” e o “Código do empregado”;
  • pressione a tecla Enter até que o sistema preencha automaticamente o período aquisitivo;
  • a quantidade de faltas no período aquisitivo é mostrada automaticamente pelo sistema;
  • a quantidade de dias de férias é calculada automaticamente, porém, se o empregado requerer abono pecuniário, altere manualmente o total de dias;
  • informe o início das férias e o sistema calculará automaticamente o seu término.

Campo “Aviso”: será preenchido automaticamente, levando-se em consideração o início das férias. As férias devem ser comunicadas ao empregado com antecedência de 30 dias. Mas atenção: o aviso prévio de férias não pode ser comunicado ao empregado em feriados ou dia de descanso. Neste caso, o empregado deve ser comunicado no dia útil anterior.

Campo “Pagamento”: será preenchido automaticamente. O pagamento deve ser feito com a antecedência de dois dias do início das férias. Se a data do pagamento coincidir com o descanso do empregado ou feriado, deve-se efetuar o pagamento no dia útil anterior.

Abono Pecuniário: digite a data do início e o sistema informará a data final automaticamente. O sistema traz de forma automática a data do requerimento. O empregado que desejar converter 1/3 (um terço) de suas férias em abono pecuniário deverá requerê-lo ao empregador, por escrito, até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.

Campo “Salário Base”: o sistema traz automaticamente o último salário do empregado.

Campo “Média de Horas Extras + Adicionais”: será preenchido automaticamente com o valor correspondente às médias das horas extras, adicional noturno e outros eventos que o empregado recebe que tenham incidência sobre as férias.

Os eventos de ganhos e descontos aos quais o empregado tem direito serão calculados automaticamente, inclusive o terço constitucional.

Você poderá incluir algum evento de ganho ou de desconto para ser incluído no cálculo das férias, como por exemplo: desconto do plano de saúde, desconto de contribuição a sindicatos, pensão, entre outros.

Você pode imprimir o aviso prévio das férias separadamente do recibo. Basta marcar o campo de impressão abaixo dos cálculos.

  • Clique em “Salvar”.

Botão “Consulta”: clique para consultar as férias, as quais o empregado já gozou no seu tempo de trabalho na empresa, inclusive a última lançada. Selecione qualquer período de férias para alterá-lo ou excluí-lo.

Botão “Médias”: o sistema traz todos os eventos incluídos nas férias. Você tem a opção de imprimir um relatório para que o empregado assine juntamente com o recibo de férias.

Botão “Item”: utilize para excluir uma ou mais verbas lançadas nas férias, selecionando-as antes de clicar no botão.

Botão “Excluir”: utilize para excluir as férias selecionada, ou seja, aquela que está sendo exibida na tela.

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.