Plano de Contas

Plano de Contas, na contabilidade, são nomes com os quais se batizam as operações econômico-financeiras de uma atividade econômica. As contas definem o patrimônio da entidade bem como suas receitas ou despesas. Máquinas e Equipamentos é o nome da conta de um bem; Salários a Pagar, de uma obrigação; Vendas de Mercadoria é uma receita; Manutenção e Reparos, uma despesa; e por aí vai. Para melhor visualização e localização das contas, utiliza-se uma classificação por ordem numérica, por exemplo: 1 Ativo, 1.1 Disponível, 1.1.01 Caixa, 1.1.02 Bancos Conta Corrente, 1.1.02.01 – Banco do Brasil…
Com o advento das leis 11.638/2007 e 11.940/2009, houve mudanças significativas na Lei 6.406/76 com a criação e modificação na estrutura do Balanço. Na época, eu me debrucei sobre as mudanças ocorridas e elaborei um Plano de Contas contemplando as alterações legais. Esse Plano de Contas a Sibrax disponibiliza aos clientes na forma de padrão. Todavia o Plano de Contas padrão da Sibrax é flexível, e podem-se incluir novas contas, excluir outras ou modificar sua nomenclatura. O cliente pode também, se quiser, elaborar um Plano de Contas para atender sua demanda. Pode ser para uma grande empresa ou para um bar. Isso vai depender apenas da estrutura que se dê ao novo Plano de Contas ao criá-lo com mais ou com menos os números de grupos, subgrupos e contas.
O sistema de Contabilidade da Sibrax é o sistema mais fácil de operar e o mais completo dentre todos os que estão no mercado. Se você ainda não é cliente, vale a pena experimentar.
Osvaldo Lima

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.