Depois da grande invenção das partidas dobradas na contabilidade, uma das ciências mais antigas de que se tem notícia, os comerciantes passaram a ter seus balanços e a apuração de resultados econômicos com mais facilidade e fidelidade. Pode-se definir partida como sendo a representação gráfica de débito ou de crédito do lançamento. Antes das partidas dobradas, a contabilidade era escriturada por partida simples, ou seja, apenas uma conta no lançamento, ora de débito, ora de crédito. A conta, na contabilidade, é o nome que se dá a um evento que ocorre nas operações de uma atividade econômica. Por exemplo: Materiais de Escritório, Caixa, Impostos a Pagar… A partida dobrada consiste em que haverá uma conta de crédito para cada conta de débito e vice-versa que receberão os valores dos lançamentos.
Dividem-se as partidas dobradas em quatro fórmulas: a primeira: uma devedora e uma credora; a segunda: uma devedora e mais de uma credora; a terceira: mais de uma devedora e uma credora; e a quarta: mais de uma devedora e mais de uma credora. Atualmente, com a informatização da contabilidade, os lançamentos contábeis são feitos pela primeira fórmula. No sistema de Contabilidade da Sibrax, existe a possibilidade de se fazerem lançamentos também pela segunda e terceira fórmulas. Você encontra essa ferramenta no menu LANÇAMENTO, na opção PARTIDAS MÚLTIPLAS. Quando a contabilidade era feita manualmente ou mecanicamente através de fichas, os contadores usavam todas as fórmulas para simplificar e agilizar o trabalho.
Não se tem certeza de onde, de quando ou de quem descobriu a partida dobrada, mas foi Luca Pacioli, frade da Ordem Franciscana, quem primeiro escreveu sobre as partidas dobradas, em sua obra publicada em 1494, em Veneza.
Osvaldo Lima