Você deve estar se perguntando: por que o SST é tão importante para o eSocial e só se fala nisso, não é mesmo?
Desde o ano passado, as empresas do Grupo 1 já começaram a enviar a 4ª fase do eSocial: SST Saúde e Segurança do Trabalhador.
Conheça a importância dos envios de SST ao eSocial, continue a leitura deste artigo.
SST x eSocial
O SST é a 4ª fase do eSocial, o envio dos eventos é de extrema importância para ficar em ordem com a legislação trabalhista e com a saúde e segurança do trabalhador.
O empregador deverá enviar três eventos SST ao eSocial. Eles são:
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
Evento a ser utilizado para comunicar acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
O ASO é um dos mais importantes documentos da área de SST, sendo o evento que detalha as informações relacionadas ao monitoramento da saúde do trabalhador, por meio de avaliações clínicas, durante todo seu vínculo laboral.
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho
Evento utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador)
Todas as empresas precisam enviar o SST ao eSocial?
Sim, todo empregador precisa seguir a legislação trabalhista seguindo as normas de SST, emissão de documentos e, consequentemente, o envio dos eventos SST ao Social, que embora simplificado, não retirou essa obrigatoriedade por parte dos empregadores.
Quem envia o SST ao eSocial?
A empresa é responsável pelo envio das informações, podendo também permitir que o envio seja feito por uma Clínica ou Profissional de SST, desde que ela tenha a procuração eletrônica e um Certificado Digital.
Empresas e profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho podem usar tanto os sistemas próprios de gestão, quanto o ambiente web, conforme sua conveniência, para o envio dos eventos de SST para o eSocial.
Para isso, deverão estar habilitados com o perfil eSocial – Grupo SST da procuração eletrônica emitida pelo eCAC, da Receita Federal. Foi feita uma correção no sistema, que exigia tanto o perfil SST quanto o Web para habilitar o módulo Web SST do eSocial.
Agora, basta o perfil SST para envio de eventos por sistema próprio, via web service, ou utilizando o módulo web, sem a necessidade de habilitação prévia do perfil Web Geral.
Como enviar o SST ao eSocial?
Nosso sistema de Folha de Pagamento e o SST são completos para o envio de todos os eventos ao eSocial.
Para enviar os eventos SST ao eSocial com mais tranquilidade é importante que o seu sistema esteja adequado para a transferência dos arquivos dos eventos ao eSocial.
O sistema de folha de pagamento Sibrax identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. E se houver erros, indica o que é necessário corrigir.
Desenvolvemos também um sistema 100% em nuvem para gerenciar e enviar ao eSocial os dados referentes ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e às Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos (Catan). Esse sistema é destinado às empresas de medicina e engenharia do trabalho.
Quer saber mais? Fale com o nosso comercial!
☎ (43) 3372-1330 📧 vendas@sibrax.com.br
Contato – Sibrax Software