CADASTRO E BAIXA DE BENS

Ao adquirir algum bem permanente (móveis e utensílios, veículos, equipamentos…), você deve contabilizá-lo no Ativo Não Circulante e mensalmente deve fazer sua depreciação. Ao vendê-lo, você deve apurar se a operação deu ganho ou perda de capital.
No sistema de Contabilidade da Sibrax, você deve cadastrar esse bem. Para isso, vá a CADASTRO, selecione a opção BENS. Preencha a ficha e digite os códigos de débitos e de créditos contábeis  para que o sistema faça os cálculos e os lançamentos das despesas automaticamente. Ao baixar um bem por venda ou por qualquer outro motivo, basta digitar o código do bem a ser baixado, e o  sistema, também automaticamente, faz a baixa do bem, estorna a depreciação acumulada e apura o resultado da operação (ganho ou perda de capital).
Exemplo: na compra de um veículo, debite a conta VEÍCULOS (242 – Imobilizado) e credite CAIXA ou BANCOS (1 – Caixa ou o código do banco). Cota mensal da depreciação: debite uma conta de despesa (2091 – Depreciação, por exemplo) e credite VEÍCULOS em DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (272). Na venda desse veículo, debite CAIXA ou BANCOS e credite RESULTADO DA  ALIENAÇÃO DO IMOBILIZADO (2201). Para a baixa do bem, vá a LANÇAMENTO, selecione BAIXA DE BEM. Ao digitar o código do bem, o veículo deste exemplo, o sistema vai debitar  RESULTADO DA ALIENAÇÃO DO IMOBILIZADO (2201) e creditar a conta VEÍCULO (242). Depois, para estornar a depreciação acumulada, o sistema vai debitar VEÍCULO do grupo da
DEPRECIAÇÃO ACUMULADA (272) e creditar RESULTADO DA ALIENAÇÃO DO IMOBILIZADO (2201). O saldo da conta RESULTADO DA ALIENAÇÃO DO IMOBILIZADO (2201), se positivo  (devedor), indica que essa venda deu prejuízo ou, se negativo (credor), que deu lucro. Os códigos que usei são do nosso Plano de Contas Padrão que ofertamos no sistema de Contabilidade.
Osvaldo Lima

Deixe sua opiniãoYour email address will not be published.