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10 dicas valiosas para superar a crise financeira na empresa

O cenário econômico mundial não está favorável para muitas empresas, principalmente para pequenos e médios negócios que estão enfrentando uma crise relacionada à pandemia Covid-19.

Pensando, separamos 10 dicas valiosas para sua empresa superar a crise financeira deste momento. Acompanhe conosco!

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

Para lidar com esse momento de incertezas com o cenário atual, a melhor coisa a se fazer – antes de tudo – é um fazer um diagnóstico completo da situação da sua empresa.

Analise muito bem o seu fluxo de caixa, todas as despesas e receitas. Esse diagnóstico possibilitará que você consiga reduzir alguns gastos e economizar em outros, para aumentar sua receita nesse período financeiro mais delicado.

2. Reduza suas despesas

Depois de ter analisado e feito o diagnóstico da sua empresa, chegou o momento de fazer escolhas e dar prioridade ao essencial para a sua empresa.

Economia de recursos (água e luz), materiais de escritório, papéis, assinaturas, entre outros, podem entrar na sua lista de redução de custos para ajudar a equilibrar o financeiro da sua empresa.

Isso pode ser discutido e alinhado com a sua equipe para evitar gastos desnecessários e enxugar seus gastos.

3. Separe as contas pessoais das despesas da empresa

Outra lição importante que temos que aprender nesse momento é separar as contas pessoas das contas da empresa. Se você não tem esse hábito, é necessário fazer uma reflexão e começar a aplicar isso em seu dia a dia, pois esse é um fator que pode ter deixado a sua empresa no vermelho.

Isso pode ser resolvido com a separação de um valor fixo para o sócio ou dono do negócio retirar todo mês, conhecido como pró-labore. Fazendo isso você garante a saúde do seu negócio e pode investir o lucro do negócio na sua empresa.

4. Solicite crédito somente em último caso

Nessa época, muitos bancos estão ofertando créditos para os empresários recorrerem para estabilizar os seus negócios. Esse é um ponto que o empresário precisa ficar muito atento e não cair em uma situação ainda pior para empresa.

Pense bastante e só em último caso solicite crédito para a sua empresa!

5. Renegocie suas dívidas

Se você tem dívidas pendentes e parcelas a vencer, procure renegociar prazos para que você consiga amortizar a dívida com mais tranquilidade, de uma maneira que todos saiam ganhando.

É muito importante não deixar passar do prazo de vencimento, pois os juros e multas podem dificultar ainda mais a sua situação, converse e renegocie.

6. Busque apoio da sua equipe

Esse é um momento de calma e reflexão, e novas ideias e apoio são sempre bem-vindos. Converse sempre com a sua equipe e motive-os, busque também o comprometimento, maior produtividade e resultados para a empresa. Sua equipe pode te ajudar a passar por esse momento.

7. Elabore um planejamento estratégico emergencial

Se você ainda não tem um planejamento estratégico e financeiro para a sua empresa, esse é o momento de fazer.

O planejamento guiará sua empresa para o futuro e ajudará a passar por essa crise. Se você tiver dificuldades em fazer planejamento financeiro empresarial, solicite a ajuda de um consultor.

8. Estabeleça metas reais e as cumpra

Para sair da crise é preciso enxergar novas oportunidades e estabelecer metas que você realmente possa cumprir.
As metas podem ser discutidas por você e sua equipe.

Para cumprir as metas você deve defini-las muito bem, mapear as ações para seguir no plano, criar um cronograma, definir os responsáveis por cada ação, registrar e monitorar.

9. Identifique o seu diferencial competitivo

Em tempos difíceis também nascem oportunidades de se reinventar. Analise muito bem o mercado e identifique qual é o diferencial da sua empresa que pode gerar valor para os clientes e prospects.

O diferencial o competitivo é aquele serviço ou produto que seus concorrentes não possuem ou que o seu produto tem qualidade maior e benefícios. Divulgue seus diferenciais e use a favor da sua empresa.

10. Prospecte novos clientes e parceiros

Se planeje para prospectar novos clientes, com muito cuidado na comunicação é claro, e explorar as oportunidades.

A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles, como melhorar a comunicação do seu negócio na internet, construir uma identidade visual, fazer um site, ter página comercial nas redes sociais, produzir conteúdo, entre outros.

Essas dicas que podem te ajudar a chegar em seus prospectar de maneira efetiva e confiável.

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Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!

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