Antes de tudo, atualize a Folha para versão 2.41i ou superior.
Envie já os arquivos de SST ao eSocial. Algumas dicas para auxiliar você a lançar, gerar e enviar as informações:
a) tenha em mãos o nome, Conselho e CPF do responsável pelos laudos ambientais;
b) no sistema da Folha da Sibrax, entre no menu LANÇAMENTOS e selecione CONDIÇÕES AMBIENTE TRABALHO;
c) digite o código da empresa cadastrada no sistema Folha.
1) PRIMEIRA ABA: Ambiente de Trabalho
a) Cód. Amb.: cadastre um código para cada departamento que você tem cadastrado na Folha. Se todos os funcionários desses departamentos tiverem os mesmos agentes nocivos e EPIs, crie apenas um ambiente e a descrição pode ser: loja, sede ou qualquer outro nome que você queira dar para esse ambiente único.
b) Validade: Início: para entrega em 15/2/2023, digite 01/01/2023.
c) Descrição: se for um único ambiente, descreva sucintamente a atividade da empresa; ex.: venda de calçados. Se tiver mais de um ambiente cadastrado, descreva sucintamente o que o setor faz; exemplo: código 01 administração: controle de estoque, finanças e RH, código 02: obra. Construção de alvenaria. Qualquer descrição que você puser será válida.
d) Local do Ambiente: marque se é PRÓPRIO EMPREGADOR ou ESTABELECIMENTO DE TERCEIROS.
e) INFORME OS EMPREGADOS PARA ESSE AMBIENTE: se tiver mais de um ambiente de trabalho cadastrado, digite o código do departamento e marque todos os empregados desse departamento. Se for departamento único, marque todos os empregados.
f) Feitos os procedimentos, clique em SALVAR.
ATENÇÃO: não clique e gerar s-2240 sem antes preencher as demais abas que vamos detalhar em seguida.
2) SEGUNDA ABA: Agente Nocivo
a) Digite o Cód. Amb. antes de preencher o Cód. Ag. Nocivo.
b) Cód. Ag. Nocivo: digite o código do agente nocivo. Esse código é padrão pré-estabelecido. Se você não sabe o código ou não o localiza no laudo, CLIQUE nesse ambiente e dê ENTER. O sistema vai abrir as opções de agentes nocivos para você preencher esse campo. Se, para esse departamento, não houver agente nocivo, digite o código 09.01.001 – Ausência de agente nocivo.
ATENÇÃO: se houver agente nocivo, tem de preencher toda a ficha com as informações constantes do Laudo Ambiental.
3) TERCEIRA ABA: Responsável pelo Registro Ambiental
a) Cadastrar Responsável: clique nesse ambiente para fazer o cadastro do responsável pela emissão do laudo ambiental. Além do médico, outros profissionais também são autorizados a elaborar o laudo ambiental do trabalho. Clique em SALVAR após o preenchimento dos dados do profissional.
b) Adicione aqui os responsáveis pelos laudos ambientais: clique em CPF e tecle ENTER: o sistema busca os profissionais cadastrados. Selecione o profissional já cadastrado e clique para o sistema preencher as lacunas com os dados. Em seguida, clique em SALVAR.
4) QUARTA ABA: Descrição das Funções
a) O sistema da Folha apresenta todas as funções dos empregados registrados na empresa.
Descreva sucintamente o que cada função faz. No laudo ambiental, há os detalhes de cada função, mas o que você escrever será válido.
b) SALVAR: clique em salvar após o detalhamento de cada função.
Quando tiver terminado de preencher todas as ABAS, volte à primeira aba, AMBIENTE DO TRABALHO, e clique GERAR S-2240. Pronto.
Em seguida, vá ao menu ARQUIVOS, selecione eSocial, digite o código da empresa, marque EVENTOS NÃO PERIÓDICOS e clique em MARCAR TODOS. O sistema vai desmarcar todos os eventos e deixar marcado apenas o evento S-2240 para você enviar as informações. Para terminar, clique em ENVIAR TODOS.
Imprima essas dicas para você ir se orientando no preenchimento das informações no sistema.
Osvaldo Lima