BALANCETE SIMPLIFICADO I

Quanto mais simplificado for o balancete do condomínio editado no boleto ou na prestação de contas, mais fácil é seu entendimento. Você pode agrupar despesas de uma só natureza em conta única. Isso não prejudica a transparência, uma vez que, no Livro Caixa ou no Livro Conta Corrente Bancária, todos os pagamentos são lançados individualmente por fornecedor e por ordem de data. Para quem quiser saber quais despesas compõem as informações do balancete, basta olhar esses livros. Por exemplo: no Plano de Contas que ofertamos no sistema, há um grupo denominado de SERVIÇOS DE TERCEIROS e, nesse grupo, há uma conta chamada de REPAROS E MANUTENÇÃO. Se o condomínio adquiriu material elétrico, tinta e material hidráulico, você pode somar todas as notas e efetuar o lançamento do total nessa conta. Se, porventura, for valor relevante, você pode fazer um detalhamento dessas despesas no espaço que há no boleto para observações. Sucintamente você pode informar assim: o item REPAROS E MANUTENÇÃO refere-se à compra de tinta, cano de PVC e fios. Às vezes nos deparamos com clientes que detalham tanto as despesas no balancete que uma única página é insuficiente para demonstrá-las.
Osvaldo Lima

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