Demitir um cliente nunca é uma coisa que queremos fazer, mas às vezes é necessário. E mesmo sendo um assunto delicado, precisamos falar sobre isso!
Veja, neste artigo, como encerrar um contrato sem prejuízos para seu escritório contábil.
Quando demitir um cliente do escritório de contabilidade?
Existe uma frase muito falada no mundo corporativo que é “Nenhum dinheiro vale a nossa paz”, às vezes, realmente, é melhor demitir um cliente do que prejudicar seu escritório ou a sua equipe.
Antes de encerrar o contrato com um cliente você deve analisar algumas coisas sobre o cliente e sobre a situação do seu escritório.
Sobre o cliente contábil:
- Você está pagando para trabalhar pois esse cliente gera mais carga de trabalho do que lucro
- Desrespeita a sua equipe, prazos e processos de trabalho
- Quer controlar o seu trabalho e ignora suas recomendações
- Não envia documentos importantes para a contabilidade
- Causa multas para o escritório
- Não está alinhado com os ideais e valores do escritório
- Atraso de honorários contábeis
- Reclama de todos os processos, fala mal do escritório, faz ameaças, entre outros.
Sobre o escritório:
- Analisar o contrato
- Retorno sobre Investimento (ROI) e também a liquidez Corrente
- Ticket Médio e taxa de indicação
Como demitir um cliente contábil?
Se você analisou toda a situação e viu que a melhor decisão é demitir o cliente do escritório contábil, você precisa também saber quais são os cuidados para que isso ocorra da melhor maneira possível, sem dores de cabeça. Veja nossas dicas!
1. Revise o contrato
A clausula de encerramento deve sempre estar no contrato com o cliente para evitar multas ou outros tipos de penalidades e processos .Neste caso, considere a revisão do contrato com a assessoria jurídica do seu escritório.
2. Comunique o distrato
Marque uma reunião e comunique-o sobre a sua decisão. Não esqueça de enviar um e-mail de encerramento de contrato o termo de distrato.
3. Conclua o seu trabalho
Não abandone o trabalho com o cliente ou o deixe na mão, isso não é ético. Por isso, antes da data final de encerramento, conclua todas as obrigações que você tem com a empresa e faça um relatório.
4. Envie todos os documentos para o novo contador
Isso mesmo, envie tudo o que você tiver desse cliente para o novo contador. Além de ser ético e profissional, você também estará cooperando com a classe contábil.
5. Ofereça indicações
Indique outros profissionais ou escritórios contábeis que possam atendê-lo da data de encerramento em diante. Seja sempre amigável, prestativo e formal.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima.