Talvez você pense que Marketing e Contabilidade sejam duas coisas completamente diferentes. De um lado, impostos, números, calculadora. De outro, vendas, publicidade e criatividade. Como é que essas duas áreas devem funcionar juntas?
Acontece que uma das chaves para o sucesso de uma empresa é o marketing. Sem marketing, sua empresa seria basicamente desconhecida para qualquer um que não estivesse em seu campo de atuação. E com empresas contábeis não é diferente: o marketing é a alma de um negócio de sucesso.
Dificilmente uma empresa cresce nessas circunstâncias. É aí que o marketing e, mais especificamente, o uso das mídias sociais, entram em jogo.
As plataformas de mídia social desempenham um fator primordial no cotidiano de muitas pessoas. Atualmente, apenas no Instagram, são mais de 1 bilhão de usuários, só no Brasil, e mais da metade desses usuários já fecharam negócios com empresas que conheceram através da rede.
Por isso, é tão importante que as empresas estejam no Instagram para ganhar mais potencial de negócios e se tornarem mais conhecidas, e isso vale para as empresas contábeis também!
Por que usar o Instagram na contabilidade?
Uma das maiores plataformas de mídia social hoje é o Instagram. A rede tem 99 milhões de usuários somente no Brasil, com 84% para 92% dos usuários fazendo login diariamente.
Além disso, a taxa de engajamento do público do Instagram com perfil de empresas é 4x maior que o de outras redes sociais, como o Facebook.
Para mais, 90% dos usuários no Instagram seguem pelo menos uma empresa; 81% dos brasileiros usam o Instagram para procurar e descobrir novas empresas e 200 milhões de pessoas acessam a aba “explorar” do Instagram todos os dias.
Fora isso, o uso do Instagram dobrou nos últimos anos e continua a crescer dia após dia. Por que essas informações são importantes? Porque é um potencial para tornar seu negócio conhecido por milhares de usuários no Instagram.
Esses usuários são potenciais clientes, potenciais colegas de trabalho e pessoas que podem ver a sua página e divulgar a sua empresa… então, o que podemos fazer para extrair o melhor dessa ferramenta para divulgar seus serviços contábeis? Confira:
1. Tenha um perfil profissional (conta business)
Com uma conta profissional (business), você poderá acessar mais recursos para gerenciar seu negócio, como insights e anúncios do Instagram.
Essas ferramentas podem ajudá-lo a entender melhor seu público e seu desempenho de conteúdo. Você também pode classificar posts por engajamento e identificar quais postagens estão ajudando você a crescer.
Além disso, contas profissionais podem adicionar botões de contato no perfil, isso pode incluir um número de telefone ou um endereço de e-mail. Se você tiver um endereço físico que deseja exibir, ele será mostrado abaixo da descrição do seu perfil.
Ao criar um perfil para empresas no Instagram, você também pode promover suas publicações diretamente do aplicativo através de anúncios pagos. Enfim, só vantagens!
2. Reúna as principais informações na sua Bio
Mesmo que pareça uma pequena parte do seu perfil, criar uma boa biografia para negócios pode ser um desafio.
Sua biografia prepara o cenário para a presença da sua marca na plataforma, e você tem apenas 150 caracteres para resumir o que sua empresa representa. Por isso, ao criá-la, seja direto e escolha as melhores palavras para despertar o interesse do usuário.
Se você não tiver informações em seu perfil, isso será um incômodo caso alguém queira entrar em contato com você. Se as informações estiverem lá, isso não será um esforço.
3. Atenção ao avatar do seu perfil
Em seu perfil do Instagram, no canto superior esquerdo, está um círculo com uma foto. Esse é o seu avatar do Instagram. Este avatar deve incluir uma imagem nítida do símbolo ou logotipo da sua empresa para tornar seu perfil facilmente reconhecível.
4. Crie destaques relevantes
Para deixar seu perfil do Instagram ainda mais completo, use o recurso de destaque da rede social. Essa ferramenta permite fixar as mídias postadas no modelo Instagram Story no perfil do usuário.
Como a Bio possui limite de caracteres, você pode aproveitar os destaques para contar um pouco mais sobre a sua empresa e os serviços que ela oferece. Você pode incluir um “quem somos” para explicar a empresa ou “feedbacks dos clientes” para mostrar aos seus seguidores qual a opinião dos seus clientes em relação ao serviço do seu escritório, por exemplo.
5. Faça um cronograma de postagens
Ao manter um cronograma com suas postagens, você pode garantir que sua empresa tenha uma presença consistente no Instagram. Isso também ajuda você a gerenciar de forma que você não poste muito ou muito pouco.
Também pode acontecer de você não saber o que postar, por isso, tente salvar fotos, seja do dia a dia do escritório ou de eventos da empresa. Sente-se com a sua equipe e discuta os objetivos e direções que você deseja tomar com seus posts e faça uma lista de possíveis ideias de postagem. Essa tática não falha!
6. Promova o engajamento do público e interaja com ele
Certifique-se de que você está constantemente se engajando, postando quando necessário e sendo um usuário ativo pelo menos a cada um ou dois dias. Além disso, nunca ignore uma DM, um comentário ou aquela menção feita ao seu escritório nos stories. Combinado?!
Viu só, como o instagram é essencial para o seu escritório contábil?
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até próxima!
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