O cenário econômico mundial não está favorável para muitas empresas, principalmente para pequenos e médios negócios que estão enfrentando uma crise relacionada à pandemia Covid-19.
Pensando, separamos 10 dicas valiosas para sua empresa superar a crise financeira deste momento. Acompanhe conosco!
1. Faça um diagnóstico da sua empresa
Para lidar com esse momento de incertezas com o cenário atual, a melhor coisa a se fazer – antes de tudo – é um fazer um diagnóstico completo da situação da sua empresa.
Analise muito bem o seu fluxo de caixa, todas as despesas e receitas. Esse diagnóstico possibilitará que você consiga reduzir alguns gastos e economizar em outros, para aumentar sua receita nesse período financeiro mais delicado.
2. Reduza suas despesas
Depois de ter analisado e feito o diagnóstico da sua empresa, chegou o momento de fazer escolhas e dar prioridade ao essencial para a sua empresa.
Economia de recursos (água e luz), materiais de escritório, papéis, assinaturas, entre outros, podem entrar na sua lista de redução de custos para ajudar a equilibrar o financeiro da sua empresa.
Isso pode ser discutido e alinhado com a sua equipe para evitar gastos desnecessários e enxugar seus gastos.
3. Separe as contas pessoais das despesas da empresa
Outra lição importante que temos que aprender nesse momento é separar as contas pessoas das contas da empresa. Se você não tem esse hábito, é necessário fazer uma reflexão e começar a aplicar isso em seu dia a dia, pois esse é um fator que pode ter deixado a sua empresa no vermelho.
Isso pode ser resolvido com a separação de um valor fixo para o sócio ou dono do negócio retirar todo mês, conhecido como pró-labore. Fazendo isso você garante a saúde do seu negócio e pode investir o lucro do negócio na sua empresa.
4. Solicite crédito somente em último caso
Nessa época, muitos bancos estão ofertando créditos para os empresários recorrerem para estabilizar os seus negócios. Esse é um ponto que o empresário precisa ficar muito atento e não cair em uma situação ainda pior para empresa.
Pense bastante e só em último caso solicite crédito para a sua empresa!
5. Renegocie suas dívidas
Se você tem dívidas pendentes e parcelas a vencer, procure renegociar prazos para que você consiga amortizar a dívida com mais tranquilidade, de uma maneira que todos saiam ganhando.
É muito importante não deixar passar do prazo de vencimento, pois os juros e multas podem dificultar ainda mais a sua situação, converse e renegocie.
6. Busque apoio da sua equipe
Esse é um momento de calma e reflexão, e novas ideias e apoio são sempre bem-vindos. Converse sempre com a sua equipe e motive-os, busque também o comprometimento, maior produtividade e resultados para a empresa. Sua equipe pode te ajudar a passar por esse momento.
7. Elabore um planejamento estratégico emergencial
Se você ainda não tem um planejamento estratégico e financeiro para a sua empresa, esse é o momento de fazer.
O planejamento guiará sua empresa para o futuro e ajudará a passar por essa crise. Se você tiver dificuldades em fazer planejamento financeiro empresarial, solicite a ajuda de um consultor.
8. Estabeleça metas reais e as cumpra
Para sair da crise é preciso enxergar novas oportunidades e estabelecer metas que você realmente possa cumprir.
As metas podem ser discutidas por você e sua equipe.
Para cumprir as metas você deve defini-las muito bem, mapear as ações para seguir no plano, criar um cronograma, definir os responsáveis por cada ação, registrar e monitorar.
9. Identifique o seu diferencial competitivo
Em tempos difíceis também nascem oportunidades de se reinventar. Analise muito bem o mercado e identifique qual é o diferencial da sua empresa que pode gerar valor para os clientes e prospects.
O diferencial o competitivo é aquele serviço ou produto que seus concorrentes não possuem ou que o seu produto tem qualidade maior e benefícios. Divulgue seus diferenciais e use a favor da sua empresa.
10. Prospecte novos clientes e parceiros
Se planeje para prospectar novos clientes, com muito cuidado na comunicação é claro, e explorar as oportunidades.
A prospecção visa identificar os possíveis clientes de um negócio e qualificá-los para vender a eles, como melhorar a comunicação do seu negócio na internet, construir uma identidade visual, fazer um site, ter página comercial nas redes sociais, produzir conteúdo, entre outros.
Essas dicas que podem te ajudar a chegar em seus prospectar de maneira efetiva e confiável.
E aí gostou dessas dicas? Deixe-nos um comentário!
Aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber novidades da área de contabilidade diretamente no seu e-mail. Preencha o formulário!
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Um grande abraço e até a próxima!
1 Comment
[…] 10 dicas valiosas para superar a crise financeira na empresa […]