A DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais– relativa ao ano 2018, deve ser entregue até 29 de março de 2019 por meio de módulo do aplicativo PGDAS-D, contendo os dados de ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simples Nacional, além das demais informações previstas e obrigatórias.
Como gerar e transmitir a DEFIS com o seu Livro Fiscal
Atenção: o procedimento deve ser feito individualmente por empresa.
- Acesse o menu “Arquivos” e selecione “DEFIS”;
- Confira o ano de exercício;
- Informe o código da empresa; e
- Clique em “Codificar contabilidade”.
O sistema irá abrir o plano de contas em uma nova janela para a apuração dos valores. Se a empresa informada estiver utilizando o Plano de Contas Padrão da Sibrax, os campos serão preenchidos automaticamente. Caso contrário, você deverá informar as contas para realizar a apuração.
- Ao terminar, clique em “Ok”; e
- Clique em “Buscar saldos contábeis”.
Será exibido um aviso indicando que os valores serão consultados nos balancetes das Contabilidade. Clique em “Ok” e aguarde a abertura da Contabilidade. Feche os relatórios gerados, clique em “Ok” no aviso de finalização da consulta e retorne para a geração da DEFIS no Livro.
- Confira os valores e faça alterações manuais, se necessário;
- Clique em “Salvar”;
- O sistema disponibilizará um relatório para conferência, se desejar;
- Clique em “Gerar DEFIS”;
- O site da Receita será aberto, faça o login; e
- Os dados serão preenchidos automaticamente.
No portal do Simples Nacional é possível conferir os valores novamente e também alterar valores. Utilize o relatório de conferência disponibilizado pelo sistema.