1. Não armazenar os XMLs dos documentos fiscais
A Sibrax armazena para você TODOS os documentos fiscais que forem emitidos com o nosso Emissor pelo prazo de 5 anos, conforme manda a lei.
Não armazena-los pode acarretar em multas pesadas que podem passar de R$ 1.000 por documento perdido ou XML de nota fiscal não apresentado numa fiscalização.
2. Pensar que a DANFe ou o papel impresso é a nota fiscal
O papel impresso é uma versão simplificada da NFe, chamada de DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica), que tem informações resumidas dos dados presentes na nota. Ele não é uma nota e não possui validade jurídica.
Sua função é representar a nota fiscal em caso de contingência, provar o valor dos produtos em caso de acionamento do seguro e comprovar a origem de produtos durante uma fiscalização do transporte.
3. Depender do fornecedor para receber a nota fiscal anexada por e-mail
Ficar na dependência é uma má ideia. Além de uma caixa de e-mail lotada, organizar as notas pode se transformar em uma tarefa difícil. Pare de perder tempo consultando notas e automatize esse processo.
A solução ideal é utilizar o Importador de Notas da Sibrax. Ele capta notas emitidas contra seu CNPJ diretamente da Receita, garantindo que qualquer documento seja checado, conferido e validado, de forma simples e automática.
4. Perder tempo digitando chaves das notas de entrada de mercadorias
O Emissor é integrado com o Importador de Notas, sistema da Sibrax que busca na Receita as notas emitidas contra o seu CNPJ. Após uma consulta, você pode lançar facilmente no Emissor as notas de entrada de mercadorias.
Não é necessário configurar nada. Na hora do lançamento, clique em “Importar por Arquivo XML”, depois em “Importação on-line”, informe o período e selecione na tela a nota que deseja lançar.
5. Pensar que a gestão de notas se limita à guarda de arquivos e envio para a contabilidade
A emissão e o recebimento de notas permite gerar no Emissor diversos tipos de relatórios gerenciais que oferecem a você uma ampla visão de como anda o seu negócio.
Com as notas de entrada e saída devidamente lançadas é possível gerar ficha de estoque, inventário, relatório de vendas e faturamento, livro caixa e diversos outros relatórios importantes.
Aproveite estas dicas e aprimore a gestão de notas no seu estabelecimento! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário.