Antigamente, era muito comum os vizinhos frequentarem a casa uns dos outros e até solicitarem empréstimos de “uma xícara de açúcar”. Contudo, o crescimento das cidades e a rotina agitada fizeram com que as pessoas se afastassem. Como consequência, muitas vezes vizinhos de apartamentos ao lado não se conhecem.
Então, o que você, administrador de condomínios, pode sugerir aos seus clientes para melhorar a política da boa vizinhança e promover o diálogo entre os moradores? Veja as dicas a seguir!
Esclareça as regras do condomínio
Elabore um documento que contenha as regras do condomínio e distribua para todos os moradores. Oriente o síndico a falar sobre o assunto nas assembleias, para esclarecer possíveis dúvidas ou reforçar algum tema que tenha provocado reclamações.
Aproveite para ressaltar a importância de respeitar os horários de mudança, normas do uso de áreas comuns e a proibição de fazer barulho depois das 22h.
Envie convites por e-mail para assembleias
Utilize o site de condomínio para enviar convites para as assembleias com antecedência. Esses encontros são importantes para anotar sugestões ou reclamações e compartilhar ideias sobre melhorias para todos.
Procure esclarecer que a presença dos moradores é fundamental para que sejam feitas as votações relacionadas aos investimentos no condomínio. Esse também é o momento de repassar informações sobre questões jurídicas e contábeis.
Promova confraternizações
O síndico de condomínio precisa ser criativo para promover um bom relacionamento entre os moradores. Para isso, pode utilizar o site do condomínio para enviar e-mails com convites e agendar eventos de confraternização no salão de festas, por exemplo.
Você pode propor uma janta ou café entre todos os moradores, por exemplo. É só combinar que cada apartamento ou casa leve uma comida e bebida. Depois, todos os participantes podem compartilhar os alimentos e conversar. Essa é uma excelente oportunidade dos vizinhos se conhecerem melhor!
Divulgue os canais de comunicação
Oriente os moradores sobre os canais de comunicação disponíveis para a troca de informações entre condôminos e o síndico. O site de condomínio, por exemplo, possui os documentos e dados da gestão do condomínio. Esses materiais podem ser acessados por qualquer morador, mediante uso de login e senha.
A página também permite o envio de convites para eventos. Então, por que não aproveitar essa ferramenta para melhorar o convívio entre as pessoas?
O síndico ainda pode disponibilizar um contato de celular para emergências, como acionamento do alarme de incêndio ou outras situações que prejudicam a segurança de todos.
Organize grupos de atividades
Você já pensou que um condomínio pode ser um excelente local para compartilhar conhecimento ou montar grupos de atividades? O síndico de condomínio é a pessoa certa para promover essa interação entre as pessoas.
Sendo assim, você pode sugerir a formação de grupos de caminhada, encontros para trocas de receitas e degustação de pratos, formação de equipes para a prática de vôlei ou futebol (se o condomínio possuir quadra de esporte), entre outras possibilidades.
Você percebeu quantas maneiras existem para promover a política da boa vizinhança? Aproveite para ampliar o seu conhecimento como administrador de condomínio. Acesse o nosso e-book “Gestão de condomínios: como reduzir custos”!