A segunda fase do eSocial para o Grupo 2 – empresas com faturamento inferior a 78 milhões em 2016 – está quase aí, falta bem pouquinho, né? E você é do time: “já sei o que entregar” ou “estou perdido com o eSocial, me ajuda?”
Se você já tá sabendo o que entregar nessa segunda fase, leia este artigo só para conferir e se você ainda está perdido, este artigo vai te ajudar! E aí, vamos lá?
Prazo da segunda fase do eSocial
Sei que você já deve estar com essa data na cabeça o tempo todo, mas não custa relembrar, não é mesmo?
O prazo da entrega da fase 2 do seguindo o cronograma atualizado do eSocial começa no dia 10 de outubro!
O que devo entregar na segunda fase do eSocial?
Essa segunda fase é para enviar os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas para o eSocial, os chamados Eventos Não Periódicos.
Quais são os eventos Não Periódicos a ser entregue?
O Eventos Não Periódicos que devem ser entregues nessa segunda fase do eSocial para o GRUPO 2 são:
- S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador: esse evento é referente à admissão do empregado e deve ser enviado nessa fase pois trata-se do cadastramento de todos os funcionários da empresa ao eSocial.
- S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário: é utilizado para prestar informações cadastrais relativas a trabalhadores que não possuam vínculo de emprego/estatutário com a empresa/órgão público, como por exemplo, sócios e estagiários.
E depois dos eventos S-2200 e S-2300, se ocorrer as seguintes situações a empresa deve enviar:
- S-2230 – Afastamento Temporário: esse é evento é utilizado para informar os afastamentos temporários dos empregados, por qualquer um dos motivos elencados na Tabela 18 do eSocial que trata dos Motivos de Afastamento.
- S-2250 – Aviso Prévio: este evento é utilizado para enviar a comunicação e o possível cancelamento do aviso-prévio de iniciativa do empregador ou do empregado.
- S-2299 – Desligamento: este evento é utilizado caso tenha encerrado definitivamente o vínculo trabalhista com seu empregado por motivos constantes da Tabela 19 – Motivos de Desligamento no layout do eSocial.
Como posso enviar a segunda fase do eSocial facilmente?
Para enviar a segunda fase do eSocial mais rápido é importante que o seu sistema de folha de pagamento esteja adequado para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.
O sistema de folha de pagamento Sibrax identifica automaticamente as informações que precisam ser enviadas em cada fase. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.
Destacamos também que a Sibrax preparou materiais de apoio exclusivos para você não ter nenhuma dor de cabeça com o eSocial. Assim tudo fica bem mais fácil, não é mesmo?
E aí, gostou deste artigo? Foi útil para você? Deixe-nos um comentário!
Aproveite e baixe nosso eBook “eSocial: por onde começar?”. Preencha o formulário abaixo, é gratuito.
2 Comments
[…] o Grupo 2 (Empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões dos regimes Lucro Real e Presumido) estão no […]
[…] O evento “S-2230 – Afastamento Temporário” é um dos eventos mais complexos do eSocial. […]